Saúde emocional dos cães: possíveis causas de transtornos e sinais de alerta

Algumas situações podem representar desafios para os pets e desencadear respostas emocionais. Caso você e sua família estejam vivenciando algum dos eventos listados abaixo, fique atento a possíveis mudanças no comportamento do seu bichinho. Os sinais de alertas estão relacionados no final do post. Se sentir necessidade, procure a orientação de um veterinário.

Tédio: ficar muito tempo sozinho, em isolamento e com pouco espaço para circular, é uma das razões mais frequentes de ansiedade, depressão e agressividade em cães.

Mudança repentina de ambiente: mudanças de casa ou de espaços de convivência alteram a rotina e a previsibilidade com a qual o pet está habituado.

Perder seu dono: uma morte na família afeta a todos, inclusive os cães. É importante ficar atento aos sinais demonstrados pelo pet.

Novos membros na família: assim como ocorre com as crianças, os animais podem ser afetados pela chegada de um bebê ou de um novo pet. A sensação de perda de espaço e os impactos na rotina podem gerar uma série de emoções e mudanças de comportamento.

Alguns sinais podem dar indícios de que há sofrimento emocional, o que pode comprometer o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde física dos pets. Fique atento aos seguintes comportamentos:

– Perda de apetite;

– Inatividade incomum;

– Comportamentos destrutivos quando são deixados sozinhos em casa;

– Tentativas de escapar ou de se esconder;

– Comportamento histérico;

– Aparenta estar nervoso, deprimido ou com medo;

– Fica incomodado ou se sente ameaçado com facilidade;

– Não manifesta curiosidade;

– Reage com exagero ao toque ou a ruídos.

Já atravessou situações assim com seu animal de estimação? Quais comportamentos ele apresentou?