Quer descobrir qual é o pet mais indicado para sua rotina e objetivos?

Você já se perguntou qual é o animal de estimação ideal para você e sua família? Pensar no espaço e tempo disponíveis, bem como na sua rotina e prioridades, pode ajudar a resolver essa questão. Veja abaixo algumas sugestões.

  1. Conheça seus motivos

Entender se você quer uma companhia ou um hobby pode dar indícios do pet mais adequado. Peixes, por exemplo, exigem disciplina e dedicação na manutenção do aquário.

2. Reflita sobre o espaço

Locais muito pequenos podem ser difíceis para diversos animais, mas algumas espécies exigem atenção a outros pontos: enquanto pássaros não devem ficar em locais com correntes de vento, as chinchilas precisam de temperaturas inferiores a 30°C.

3. Possibilidade de alterar a rotina

No dia a dia, cachorros precisam de passeios, brincadeiras e horários fixos de alimentação. Cada pet vai ter suas necessidades específicas e o tutor precisa estar disposto e ter a possibilidade de atendê-las.

4. Período fora de casa

O tempo que o pet vai ficar sozinho é um aspecto importante a considerar. Roedores são mais independentes e se adaptam melhor a uma família que passa muitas horas fora de casa.

5. Faça pesquisas

Para evitar surpresas, é interessante pesquisar sobre as características e necessidades do pet antes de fazer a sua escolha. Temperamento, gasto de energia recomendado, vacinas, tipos e preços de ração são aspectos a serem averiguados.

6. Férias e viagens

Pensar no local ou quem vai cuidar do pet quando você se ausentar, seja por viagens programadas ou eventuais necessidades, é uma atitude responsável.