Recursos do VetBase: como configurar um plano de vacinação

No VetBase, você cadastra e escolhe o plano de vacinação para o pet e, a partir daí, o sistema se encarrega de lembrar a data das próximas aplicações.

Vamos às etapas para cadastrar um novo plano.

? No menu do VetBase, clique em “Cadastros” e, em seguida, em “Vacinas”. O primeiro passo é incluir as vacinas que vão fazer parte do plano de vacinação.
? Clique em “Tipos” e em “Novo tipo de vacina”.
? Na nova janela, preencha o nome e clique em “Salvar”. Perceba que a vacina adicionada já vai aparecer na lista de vacinas.
? Adicionadas as vacinas, clique novamente em “Vacinas” e, então, em “Novo Plano de Vacinas”.
? Na nova janela, dê um nome ao plano e selecione as vacinas que vão fazer parte dele.
? Ao escolher cada uma, clique sobre ela para definir o número de doses iniciais, o período da primeira aplicação e o intervalo entre as doses iniciais. Informe também o reforço periódico e clique em “Ok”.
? Repita o procedimento com cada vacina que vai fazer parte do plano e, depois, em “Salvar”.

Pronto. O plano de vacinação já vai estar disponível no seu VetBase. Você pode adicionar quantos planos forem necessários. ?

Doação de sangue: você sabia que cães e gatos podem doar e receber?

Crédito da imagem: IndyVet

Doar sangue salva vidas…humanas e também de animais. ?

14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data que merece ser celebrada e um gesto a ser estimulado. Abaixo, veja as especificidades sobre a doação de sangue de cães e gatos.

A transfusão de sangue pode salvar a vida de cães e gatos que sofreram acidentes ou foram diagnosticados com doenças que causam anemia.

Câncer, condições hepáticas, problemas de coagulação, doenças autoimunes ou transmitidas por carrapatos são alguns exemplos.

Assim como acontece com os humanos, a doação entre animais requer compatibilidade.

Entre os cachorros, há sete tipos sanguíneos principais – DEA 1 (dividido nos subtipos DEA 1.1, 1.2 e 1.3) DEA 3, DEA 4, DEA 5 e DEA 7.

Entre os gatos, são três – Tipo A, B e AB.

Requisitos para doação de cães:

– Ter entre 1 e 8 anos.

– Pesar 27 kg ou mais.

– Ter temperamento dócil.

– Estar com vacinação e vermifugação em dia.

– Ter controle de pulgas e carrapatos atualizado.

-Não apresentar doença ou transfusão prévia.

Requisitos para doação de gatos:

– Ter entre 1 e 7 anos.

– Pesar 4 kg ou mais.

– Ter temperamento dócil.

– Estar com vacinação e vermifugação em dia.

– Ter controle de pulgas e carrapatos atualizado.

-Não apresentar doença ou transfusão prévia.

Como a doação é realizada:

– O processo é rápido (dura entre 15 e 20 minutos), seguro, indolor e não requer sedação.

– Cães podem doar até 450 ml; gatos doam cerca de 40 ml.

– Após a doação, os animais podem se sentir cansados.

– Converse com o veterinário do seu pet sobre o assunto e procure um banco de sangue animal na sua cidade.