Mais Novidades no VetBase

Olá pessoal! Preparamos mais uma lista de recursos que foram incluídos no VetBase nos últimos meses, para quem não notou alguns deles.

Como sempre, isso tudo é fruto das sugestões de vocês, então deixamos registrado nosso muito obrigado a todos que colaboram pra deixar o VetBase cada vez melhor!

Opções de Configuração

Agora é possível escolher as abas utilizadas, escondendo aquilo que não tem tanta utilidade para o seu negócio. Basta clicar em Configurar, na tela principal, e depois na aba Abas (veja na imagem).

Marque se você utiliza as abas Clínica (para o histórico clínico do pet), Estética (para os serviços de estética), Vacinas (se você controla a aplicação de vacinas), Exames (para o controle dos exames clínicos), Internação (essa aba é nova, para anotar os eventos de pets internados) e Fila (para controlar a ordem de atendimento de clientes sem hora marcada).

Se você tem uma clínica veterinária sem serviços de estética, pode desmarcar a Estética, por exemplo. Ou se, pelo contrário, possui uma Estética e não tem atendimento veterinário, pode desmarcar Cínica, Vacinas, Exames Internação.

Além disso, agora também é possível ajustar os intervalos padrão para agendamento de clínica e estética (o tempo padrão de atendimento), bem como definir os dias de trabalho (se você trabalha de segunda a sábado, por exemplo).

O VetBase não impede que sejam incluídos mais de um evento no mesmo horário, mas mostra por padrão os horários disponíveis conforme os intervalos configurados.

Novos Campos nos Eventos

Incluímos dois novos campos importantes, na edição de eventos: Horário de Término do evento (seja ele atendimento, cirurgia, banho ou outro tipo) e Temperatura do pet (em geral usada em conjunto com a anotação do peso).

Ambos são campos opcionais, que podem ser deixados em branco, se você preferir.

Melhorias na Agenda

Agora é possível ver todos os eventos da semana, marcando a opção abaixo do calendário. Isso é ótimo para uma visão mais ampla dos atendimentos, e também para ajudar a achar um horário disponível, para marcação de consultas, banhos, etc.

Outra novidade é a possibilidade de imprimir as agendas, tanto a diária como a semanal. Basta clicar no ícone da impressora, no canto direito do cabeçalho da agenda.

Modelos de Documentos

Não seria ótimo ter uma opção para gerar automaticamente as autorizações para realizar procedimentos, contratos de hospedagem e internação, entre tantos outros documentos padronizados, em que só mudam os dados do cliente e do paciente? Pois bem, agora temos!

O VetBase já vem com alguns modelos pré-cadastrados, que você pode alterar conforme achar melhor. E você pode incluir modelos novos, conforme suas necessidades.

Na hora de gerar o documento, é só abrir a ficha de um paciente, clicar em Imprimir Modelo (ao lado do botão da agenda) e escolher o tipo de documento desejado.

No Cadastro de Modelos, você pode alterar os modelos existentes ou criar novos.

Os campos que começam com # (hashtag) são substituídos pelos dados do cliente ou do pet no documento gerado. Você pode usar #Animal, #Tutor, #Endereco, #Bairro, entre outros – veja quais nos exemplos pré-cadastrados.

Controle de Vermífugos

Fizemos uma pequena alteração no controle de vacinação para permitir também o controle de vermifugação.

Nas vacinas, o normal é que, após as doses iniciais, sejam aplicados reforços anuais, então o VetBase sempre presumia isso, e não oferecia opção para aplicação de doses vitalícias com periodicidade diferente da anual.

Porém, para controle de vermifugação, as doses podem ser a cada 3 meses, por exemplo, ou em outra periodicidade escolhida. Então alteramos as opções que o VetBase reconhece no cadastro de Planos de Vacinação, para que você possa controlar vermífugos também.

Basta adicionar Vermifugação (ou outro nome) no cadastro de Tipos de Vacina, e depois, no cadastro de Planos de Vacinação, incluir uma linha com esse tipo e no campo Tempo, escrever “A cada 3 meses“, por exemplo.

Também é possível digitar “2 doses e depois a cada 3 meses“, ou então “1, 2 e 3 semanas e depois a cada 6 meses“, ou outra combinação nesse formato.

Detalhes no SuperVet

O painel do SuperVet ficou mais detalhado! Na verdade, incluímos uma opção “Mostrar Detalhes“, ao lado da caixa de seleção do mês, para você marcar se deseja ver os detalhes dos atendimentos, vendas, vacinas, etc, que são mostrados por padrão.

E agora o SuperVet só mostra as informações correspondentes às abas que você utiliza em seu negócio. Assim, estéticas e pets não precisam ver informações sobre atendimentos clínicos, vacinas e exames, por exemplo, quadros que em geral ficavam zerados nesses casos.

Controle de Internação

Adicionamos uma aba para eventos de internação, na ficha dos pacientes e também na Agenda, para separar o controle e facilitar a visualização das internações.

Você pode digitar quaisquer eventos na aba de internação, e essas informações ficam separadas dos eventos clínicos, para facilitar o controle.

Há dois tipos de eventos especiais, que servem para identificar quais pacientes estão internados: Quanto quiser registrar a internação de um paciente, crie um novo evento e selecione o tipo “Entrada na Internação“, e digite os detalhes que desejar sobre a internação. Faça o mesmo para a alta, selecionando o tipo “Saída da Internação” e digitando os detalhes.

Com base nesses eventos digitados, o VetBase consegue saber quais pacientes estão internados em cada dia, e isso é mostrado na Agenda, na aba Internação.

Novidades no VetBase

Oi pessoal! Resolvemos mostrar alguns recursos que incluímos no VetBase nos últimos meses, pra quem perdeu, e também pra dar uma noção de como nosso sistema vem evoluindo.

Muitas melhorias são resultado de sugestões de vocês, então aqui vai nosso agradecimento a cada um que contribuiu. Fiquem à vontade para enviar críticas e mais sugestões!

Agendas Adicionais

Agora é possível cadastrar outras agendas, além da Clínica e Estética. Você pode criar uma agenda de Cirurgias, ou de especialidades, ou até uma para cada profissional, para separar os atendimentos.

Basta entrar no Cadastro, clicar na setinha ao lado de Pacientes e escolher a opção Agendas.

Clique em Novo, escolha o nome de sua agenda, e clique em Salvar.

Ao entrar na Agenda, você verá as novas abas das agendas que criou.

Fila de Atendimentos

Se você atende sem hora marcada, e seus clientes costumam vir todos em um mesmo horário, o novo recurso de Fila de Atendimentos é para você!

Sua recepcionista irá acessar a Agenda, clicar na aba Fila e em Adicionar à Fila, para incluir cada cliente que chega. Ela já pode indicar o profissional que irá fazer o atendimento, ou clicar depois em Encaminhar.

Quando houver clientes na fila, cada veterinário ou profissional pode clicar no botão com seu nome, ao lado do Menu (veja na imagem abaixo), e em Próximo Atendimento. Basta confirmar e o sistema abre a ficha do paciente e inicia o atendimento.

Para concluir o atendimento, é só clicar no botão Concluir ao lado do botão Agenda. Por fim, aparecerá na fila o botão Cobrar para a recepcionista abrir a ficha e lançar a cobrança.

Prescrição Padrão

Agora você pode cadastrar modelos de receitas no VetBase, para preenchimento automático ao lançar os atendimentos.

Crie os modelos no cadastro de Eventos, com nomes como Receita Dermato, Receita Oftalmo, etc, e preencha o campo Texto Padrão com o modelo de texto que você usa para essas receitas. Veja um exemplo:

Depois de cadastrados os modelos, você pode selecioná-los ao lançar a prescrição de um atendimento, no campo Prescrição Padrão. O texto padrão aparecerá, e você só precisa preencher os dados faltantes.

Controle de Caixa

Ativando o novo controle de caixa no VetBase é possível estabelecer uma rotina de abertura e fechamento de caixa, para evitar enganos no manuseio do dinheiro de sua pet ou clínica.

Para ativar o controle de caixa, clique em Configurar, na tela principal, e marque a opção Usar Controle de Caixa.

Ao acessar o PDV (no Menu Venda), clique o botão Abrir Caixa e lance o valor do fundo de caixa (troco inicial).

Quando quiser fazer o fechamento do caixa, clique em Fechar Caixa e você verá os totais em dinheiro e outras formas de pagamento, para conferir com o conteúdo do caixa. Fica tudo registrado, para facilitar a conferência.

Relatórios Financeiros no Excel

Para trabalhar com dados financeiros, nada melhor que o bom e velho Excel, certo? Por isso incluímos a opção de gerar relatórios direto no formato excel, além da impressão normal.

O botão para gerar o arquivo do Excel fica ao lado do botão de impressão. O arquivo sempre conterá os dados que você está visualizando na tela, conforme a aba escolhida (Vendas, Pagamentos, etc) e o período selecionado.

Custos de Serviços

O cadastro de Serviços agora tem um campo para o custo associado a cada serviço. Esse campo já existia para os produtos, mas há serviços que tem um custo fixo, como material, shampoo, etc.

Dessa forma, ao obter o relatório financeiro de Vendas, o VetBase pode mostrar seu LUCRO, que é o valor FATURADO menos CUSTOS e COMISSÕES.

Relatório de Estoque em Ponto de Reposição

Uma novidade no cadastros de produtos é o campo de Estoque Mínimo, que permite o controle de produtos em ponto de reposição.

Depois de cadastrar o estoque mínimo de cada produto, você pode gerar um relatório com todos os produtos que estão com estoque abaixo do mínimo. Para gerar esse relatório, clique no botão de opções ao lado da lixeira, no cadastro de produtos.

Impressão de Exames Digitados

Sempre foi possível digitar manualmente resultados de exames no VetBase (além de anexar o laudo, o que também é possível), para clínicas que fazem exames in-house, ou recebem resultados por telefone, ou por qualquer outra razão.

Pois agora é possível imprimir tais resultados, e o VetBase gera um documento elegante e bem formatado, que pode inclusive ser entregue ao cliente. Confira na imagem abaixo.

Unificação de Cadastros

Uma coisa bastante comum (e inconveniente) é o cadastro de raças duplicadas, com grafias semelhantes, não é mesmo? O mesmo ocorre com nomes de bairros, cidades, espécies, cores, entre outros.

Agora, para eliminar os itens duplicados, use o recurso de Unificação de Cadastros, clicando no raio (veja na imagem abaixo), marcando os elementos que deseja unificar e clicando no botão Unificar.

Cadastro de Fornecedores

Separamos o cadastro de Fornecedores do cadastro de Pessoas, pois do jeito que estava os cadastros ficavam misturados, o que não era lá muito intuitivo, certo?

Agora os fornecedores tem um cadastro próprio, no submenu de Produtos.

Novas Permissões de Usuário

Incluímos novas permissões no cadastro de usuários, para restringir o acesso a certas funcionalidades do sistema apenas a gerentes e afins.

Marcando a opção Gerente, o usuário terá acesso a todos os recursos do sistema. Já a opção Cadastra Itens Inexistentes permite que o usuário cadastre raças, cidades, entre outros, ao incluir novos pacientes ou clientes, operação que de outra forma é reservada apenas a gerentes.