Humanos assustam animais selvagens mais do que leões, aponta pesquisa

Quem você imaginaria que é a espécie mais temida pelos animais selvagens?

Se pensou nos grandes predadores da fauna, errou. Nós, humanos, somos os “superpredadores”. 😔

É o que indica um estudo realizado pela Universidade de Western Ontario, no Canadá, e publicado na revista Current Biology no início deste mês.

Para realizar o estudo, o grupo de pesquisadores utilizou sistemas de câmeras com alto-falantes automatizados.

Os equipamentos foram instalados de forma oculta em locais próximos a poços de água do Parque Nacional Kruger, a maior reserva de animais na África do Sul e um dos maiores santuários da fauna selvagem do mundo.

Os alto-falantes eram acionados quando os animais passavam a uma distância de cerca de 10 metros dos equipamentos. As câmeras registravam a reação ao som.

Foram utilizadas vozes de homens e mulheres conversando em seus próprios idiomas, sem gritos ou violência. Também foram usados sons de leões rosnando e grunhindo, barulhos de caça (cães e tiros) e cantos de pássaros.

Resultados

  • Grandes mamíferos da savana africana demonstraram ter duas vezes mais chances de correr ao ouvir vozes humanas do que sons de leões ou de caça.
  • 94,7% das espécies observadas correram com mais velocidade em resposta aos sons de seres humanos do que aos sons de leões.
  • Os animais também abandonaram os poços de água 40% mais rápido ao ouvir vozes humanas.
  • Entre os animais que correram, estão elefantes, rinocerontes, girafas, leopardos, zebras, hienas, javalis, cudos e impalas.