Entenda o que são espécies exóticas invasoras

Talvez você tenha acompanhado notícias recentes sobre a presença do peixe-leão em Fernando de Noronha. A espécie é nativa dos oceanos Índico e Pacífico e ainda não se sabe como chegou ao mar do Caribe e se espalhou. 

Segundo pesquisadores, o peixe-leão representa riscos para o ecossistema local e para seres humanos e não possui predadores naturais em Fernando de Noronha.

Abaixo, saiba o que são espécies exóticas invasoras e por que elas são um problema sério.

São espécies que, quando introduzidas fora de seu território natural, conseguem se adaptar, se estabelecer, se reproduzir e formar populações no novo local.

A ausência de predadores naturais e a abundância de presas sem defesas eficientes contra os animais recém-chegados faz com que as espécies exóticas invasoras estejam em vantagem em relação às espécies nativas.

A proliferação descontrolada ameaça o equilíbrio do ecossistema. Compromete a biodiversidade, a economia e a saúde humana.

Por serem predadoras de animais nativos, são a segunda maior causa de extinção de espécies no planeta. Muitas também são responsáveis por disseminar parasitas, doenças e pragas.

Impactam a economia por causar danos à pesca, à pecuária e à agricultura.

A introdução de espécies exóticas, seja intencional ou acidental, pode ocorrer de diversas formas: através de fenômenos naturais, turismo, transporte internacional, comércio, tráfico ilegal, caça e pesca esportiva e até mesmo o abandono de animais de estimação (como o guaxinim e a caturrita argentina).

Javali: uma das principais espécies invasoras no Brasil

Ele ameaça a biodiversidade por competir por recurso e espaço com espécies nativas e por promover alterações físicas profundas nos habitats. Prejudica a agricultura e a pecuária, é hospedeiro e vetor de zoonoses e de doenças. É o único animal cuja caça é permitida por lei no país.