Recordista: maior crocodilo em cativeiro deve viver mais de 120 anos

Não se sabe ao certo quanto tempo os crocodilos de água salgada (Crocodylus porosus) chegam a viver, mas eles podem morrer de velhice.

? O que se sabe também é que esses animais só conseguem atingir uma idade mais longeva quando estão em cativeiro – na natureza, a expectativa de vida é de 70 anos. 

Continue a leitura e conheça Cassius, um crocodilo que está no Guinness.

Chamado Cassius, o crocodilo foi capturado em 1984 em uma fazenda de gado no Norte da Austrália, na costa do Rio Finis.

Ele colocava medo em todas as outras criaturas que viviam na região e era conhecido por atacar barcos e morder motores de popa.

Acredita-se que já havia vivido cerca de 80 anos quando foi capturado. Desde então, está no Marineland Crocodile Park, em Green Island.

Devido ao tempo de vida na natutreza, Cassius possui alguns traumas e cicatrizes: os pesquisadores observaram que ele fica nervoso quando os tratadores usam máquinas no parque e que não tem um pedaço do nariz, provável resultado das brigas com as hélices dos motores.

Mede aproximadamente 5,5 metros e tem agora cerca de 120 anos de idade.

Além de ser um recordista reconhecido pelo Guinness World Records, ele também superou a expectativa de vida.

A avaliação anual de saúde constatou que Cassius vai viver muito mais.

Conforme os especialistas responsáveis pelo check-up, o réptil está feliz e saudável, com boas perspectivas para os próximos anos.

Os exames costumam ser feitos por meio de observação para não causar estresse, que pode desencadear uma reação de luta ou fuga prejudicial ao bem-estar do animal.

Nesse período, os tratadores vão garantir que Cassius receba luz solar suficiente.

Um crocodilo que não é submetido a estresse tem um sistema imunológico mais forte do que os crocodilos estressados. O resultado é uma boa recuperação de ferimentos e ausência de doenças.