6 atitudes para cuidar dos mares e oceanos

De acordo com um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o equivalente à carga de dois mil caminhões de lixo é despejado nos oceanos, rios e lagos diariamente.

26 de setembro marcou o Dia Mundial do Mar. Aproveitando a data, veja atitudes simples que ajudam a proteger os mares e os oceanos e a cuidar da vida marinha.

  1. Evite materiais descartáveis

80% dos materiais encontrados nos oceanos são provenientes de plásticos, sobretudo sacolas e garrafas. Uma atitude simples e efetiva é carregar sempre sua própria garrafa de água reutilizável e substituir as sacolas plásticas por bolsas de pano. Substitua também canudos, copos e talheres descartáveis de plástico.

  1. Faça o descarte adequado do lixo

Em geral, as cidades possuem lixeiras de coleta seletiva. Em casa, separe os diferentes materiais e encaminhe para cooperativas de reciclagem. Algumas prefeituras também têm sistemas de coleta e reciclagem. Informe-se sobre o manejo de resíduos no seu município.

  1. Não jogue bitucas de cigarro na rua

Por ano, 4,5 trilhões de guimbas de cigarro são jogadas no lixo em todo o mundo. Assim como as garrafas plásticas, muitas delas vão parar no mar e nas praias. Filtros de cigarro têm, em sua composição, milhares de substâncias químicas, que podem matar peixes marinhos e de água doce.

  1. Diminua sua pegada de carbono

Os oceanos absorvem mais de 25% das emissões de dióxido de carbono geradas pelo homem. O resultado é a “acidificação” das águas marinhas, um fenômeno que ameaça uma ampla gama de espécies. Reduzir o uso de carros, o consumo geral de energia e escolher melhor o que comer e o que comprar são atitudes individuais de grande impacto.

  1. Escolha marcas comprometida

Novas tecnologias permitem que as empresas reduzam a quantidade de plástico das embalagens e utilizem materiais recicláveis. Na hora de consumir, procure marcas que sejam sustentáveis e estejam comprometidas com a proteção da biodiversidade marinha.

  1. Apoie organizações que protejam a vida marinha

Toda a vida marinha – das tartarugas aos corais e focas – está ameaçada. Dentro das suas possibilidades, doe tempo ou dinheiro para uma organização que ajudará a combater esses problemas.