9 tendências para o mercado pet em 2018

O ano de 2017 foi de crise e poder de compra reduzido no Brasil. Mesmo assim, o segmento pet expandiu seus lucros e a expectativa para 2018 é que o faturamento se aproxime dos 20 bilhões de reais.

Revistas especializadas lançaram suas apostas para as promessas que podem ajudar o setor a alavancar seus negócios. Abaixo, acompanhe um compilado dos serviços e áreas com potencial de crescimento:

1. Centros de reabilitação

Seja para aumentar o leque de atendimentos oferecidos no pet shop ou para criar um espaço especializado, serviços como fisioterapias aquáticas ou terrestres, acupuntura e reabilitação motora tendem a conquistar mais adeptos. A mudança de comportamento dos tutores estimula a busca por tratamentos menos agressivos, que preservem o bem-estar e a qualidade de vida dos animais.

2. Pet Care

São os spas, com serviços e produtos cada vez mais amplos para o público pet. As possibilidades são muitas: escovação de dentes, ofurô, hidromassagem, cosméticos específicos para patas e corpo, máscaras de hidratação para tratar a pelagem e shampoos de banho seco para facilitar a rotina de cuidados em casa.

3. Produtos sustentáveis

Alimentação saudável e consciência ambiental não estão em alta apenas no mercado de produtos para uso humano. Oferecer para seus animais opções de rações naturais e materiais que não agridem o meio ambiente agrada a muitos tutores – mesmo que represente um investimento mensal maior em itens básicos para o pet.

4. Comidas gourmet

Já ouviu falar em bares com cervejas e petiscos, padarias, sorveterias e até buffets para festas de aniversário? Pois é, muitos profissionais já investiram em estabelecimentos assim e, conforme as revistas especializadas, há demanda para mais.

5. Pet shop online

Não é uma tendência nova, mas o ritmo de vida da população aumenta a procura por serviços online em diversos setores. Disponibilizar os produtos do seu pet shop para compras pela internet pode favorecer o cliente que não teria tempo para passar na loja física, adquirir os produtos que precisa e ainda conhecer as novidades do mercado. Além de fidelizar quem já frequenta o pet shop, o serviço online pode trazer novos clientes para sua empresa.

6. Táxi dog

É um sistema para transportar os animais até o seu negócio. No horário combinado com o cliente, busque o animal em casa e leve-o para o banho, para a fisioterapia, para a consulta com veterinário, para a creche ou academia. Terminado o serviço, o pet volta para casa com segurança. É um ótimo serviço para ser oferecido junto com outros benefícios, em pacotes que dão comodidade aos tutores que não podem estar com os pets durante a semana.

7. Academia para pets

É um espaço onde os animais podem pular, correr e brincar com segurança e supervisão. Perfeito para os bichinhos que vivem em apartamento e precisam gastar energia ou controlar o peso.

8. Creche

Com uma relação cada vez mais humana entre os tutores e seus bichinhos de estimação, deixá-los muito tempo sozinhos é uma preocupação para muitas pessoas. A proposta é semelhante à da academia, já que nos espaços voltados para o convívio entre os animais eles são estimulados a participar de diversas atividades, sempre com supervisão.

9. Plano de saúde

Os donos investem cada vez mais em seus pets e a tendência é que os planos de saúde se tornem mais comuns. A ideia é montar diferentes pacotes que contemplem diversos serviços e sejam pagos por mensalidades. Podem incluir desde consultas, exames, vacinação, vermifugação, banho e tosa até os tratamentos mais modernos e opcionais, inclusive com a possibilidade de transporte, tudo com pré-agendamento. Os planos de saúde são uma alternativa para fidelizar o cliente e mantê-lo próximo do seu negócio durante longos períodos.