7 orientações da campanha “verão pet seguro”, do CrMV-RS

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, CRMV-RS, lançou uma ação para alertar os tutores sobre os cuidados com cães e gatos nos meses de calor.

Acompanhe abaixo a rotina de cuidados indicada pelo Conselho.

  1. Passeios: se o chão está quente para o seu pé, vai estar quente para as patas dos animais também. Priorize horários com sol e temperatura moderados, evite períodos de baixa umidade do ar e respeite a capacidade física do pet.

2. Praia: cuide das patas na areia quente. Para evitar dermatites, lave e seque bem os pelos e pele depois da exposição à areia e ao sal da água do mar.

3. Hidratação e alimentação: mantenha a comida e a água em local arejado, protegido do sol direto. A água deve ser potável e fresca. Para gatos, o ideal é ter recipientes em diferentes espaços da casa. Cubos de gelo e alimentos úmidos, como patês, são boas opções para os dias quentes. Não ofereça muita comida antes e depois do exercício.

4. Proteção solar: o mercado oferece protetor solar específico para pet, indicado para animais com pelagem rarefeita, para gatos brancos, com focinho ou orelhas brancas. Também existem luvas de silicone para proteger as patas.

5. Banho e tosa: intensificar a rotina de banho e de tosa e usar tapetes de gel são boas alternativas para aliviar o calor.

6. Controle de parasitas: a proteção deve ser feita o ano todo, mas, no verão, as infestações tendem a ser mais severas. Mantenha o antipulgas em dia e dê preferência para produtos que repelem mosquitos.

7. Riscos: fique atento ao comportamento do seu pet. Temperatura do corpo acima de 40ºC, taquicardia, respiração ofegante, salivação excessiva, indisposição e fraqueza são sinais que não podem ser ignorados.